sexta-feira, 26 de abril de 2013

Parodoxo

Você acertou todas as questões de lógica, parabéns. Mas agora, vamos para raciocinar com os paradoxos.
Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é "o oposto do que alguém pensa ser a verdade".


1- Um barbeiro de uma pequena aldeia tinha, na sua barbearia um panfleto que dizia o seguinte: "Eu barbeio todos os homens da aldeia que não se barbeiam a si próprios". Quem barbeia o barbeiro?


Resposta: O barbeiro não se pode barbear a si próprio porque diz que barbeia os que não se barbeiam a si próprios. Se ele não se barbeia a si próprio o cartaz está errado porque há uma pessoa que não se barbeia a si própria (o barbeiro) à qual ele não corta a barba.


2- Hoje é sábado, e é decretado que o prisioneiro será enforcado na semana seguinte (entre domingo e sábado) ao meio-dia. É decretado também que o enforcamento ocorrerá em um dia inesperado, ou seja, só será descoberto o dia do enforcamento no próprio dia.

O prisioneiro, esperando saber quantos dias de vida ainda lhe restam e, presumindo que o decreto diga a verdade, passa a procurar as possibilidades para a data do enforcamento inesperado.
Ele conclui que enforcamento não pode ocorrer no sábado seguinte, pois se ocorresse no sábado, sexta-feira após ao meio-dia já se saberia o dia do enforcamento com certeza e ele já não seria mais inesperado. Podemos então eliminar o sábado da lista de possíveis dias para o enforcamento.
O enforcamento não poderá ocorrer na sexta-feira pois na quinta-feira ao meio-dia já se saberia o dia do enforcamento (pois já sabemos que ele não ocorrerá no sábado).
De modo análogo podemos concluir que o enforcamento não ocorrerá na quinta-feira, na quarta-feira, na terça-feira, na segunda-feira e no domingo. Chegamos então a conclusão que o enforcamento não pode ocorrer da forma que foi anunciado.
O paradoxo decorre do fato que, uma vez que o enforcamento não pode ocorrer de acordo com as regras estabelecidas, não se espera que ele ocorra em nenhum dia da semana.

3- Epimênides é cretense e afirma que todos os cretenses mentem.

Se Epimênides for cretense e se todos os cretenses mentem então, quando Epimênides afirma: “Todos os cretenses mentem” está a dizer verdade. Portanto Epimênides não mente quando afirma que todos os cretenses, incluindo ele próprio, mentem. 
Agora bem Epidermoides é cretense e por isso mente sempre isto é, neste caso Epimênides mente e não mente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário